11/08/11

.::Sobre as polémicas fotos da revista Vogue...

Eu, ao contrário da maioria das pessoas, não estou minimamente chocada com as fotos da jovem modelo francesa Thylane Lena - Rose Blondeau.
Como fotografa, considero que as fotografias são pura arte e uma forma de representar aquilo que todas as miudas gostam, que é vestirem-se como senhoras em ponto pequeno.




O que eu acho chocante, são os concursos de beleza infantil americanos (o famoso concurso , onde as mães vestem as suas filhas como bonecas de porcelana, fazendo-as passar, por vezes, por coisas que eu aos 27 anos nunca passei... (por exemplo, as idas ao solário ou a aplicação de jactos de bronze)



Isso sim, é o que considero pura exploração infantil... Em que não demonstram arte, e muitas vezes por aquilo que vejo na tv os próprios pais 'abusam' destas meninas que são apenas meninas que também gostam de brincar, para além de andar em plena passerele.

Mas isto como disse é a minha pura opinião....

3 comentários:

  1. Concordo! O programa de que falas é das coisas mais tontas que existe. Acho que não é mais do que as mães a quererem que as filhas façam coisas que elas nunca fizeram. Que ganhem os prémios que elas não conseguiram ganhar. Um exagero...

    ResponderEliminar
  2. Mas estas fotos são mais do mesmo. Não há arte nisto, há apenas uma estrategia, pelos vistos bem conseguida, para vender mais pelo choque e pela polémica que se gera. Eu percebo perfeitamente que é preciso rasgar, chocar para evoluir mas náo à custa disto.
    Uma foto de uma criança que veste as coisas da mãe seria algo bem menos perfeito mas muito mais belo. Isso sim, seria arte.

    ResponderEliminar
  3. Concordo em absoluto contigo...
    Não abordei o tema no meu blog pois na realidade nem percebo o porquê de tanta polémica...
    Acho que as fotos estão lindas, que foi algo muito bem conseguido em termos de arte.
    Chocou a sociedade, sobretudo a norte-americana (para mim a mais preconceituosa e hipócrita a nível ocidental!) mas o objectivo foi atingido... Falou-se disso!
    E as pessoas que criticam, essas "grandes" mães, são as primeiras a sujeitar os filhos a esses mesmos concursos de beleza como se de bonecas se tratassem!

    xoxo
    Lux

    ResponderEliminar

Deixem aqui os vossos choques, devaneios... O que vos apetecer!!Afinal este blog é para vocês! :)